CNH (Carteira Nacional de Habilitação) – Novo Modelo

Saiba como será o novo modelo da CNH (Carteria Nacional de Habilitação)

Com a edição da Resolução nº 598 em 24 de Maio de 2016 o Conselho Nacional de Trânsito alterou layout e os elementos de segurança da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O novo layout da CNH terá a seguinte aparência:

CNH - Nova Carteira Nacional de Habilitação

Foram introduzidos diversos elementos de segurança que buscam dificultar a falsificação do documento e facilitar a verificação de autenticidade da carteira.

CNH - Elementos de Segurança

Anverso da Nova CNH

Verso da CNH - Elementos de Segurança

Verso da CNH

A nova CNH também vai contar com um fundo fluorescente que reage a luz ultra violeta tornando-se amarelo.

Anverso CNH - Fundo Invisível Fluorescente

Fundo Invisível Fluorescente

A Nova Carteira Nacional de Habilitação conta com diversos dados variáveis, que serão impressos eletronicamente, a laser, sobre o formulário modelo. São estes os dados variáveis:

  • Sobre o portador: nome completo, documento de identidade, órgão emissor / UF, CPF, data de nascimento, filiação, fotografia e assinatura;
  • Sobre o documento: Data da 1ª habilitação, categoria do condutor, número de registro, validade, local de emissão, data da emissão, assinatura do emissor, código numérico de validação e número do formulário RENACH;
  • Campo de observações: deverão constar as restrições médicas, a informação sobre o exercício de atividade remunerada, os cursos especializados que tenham certificações expedidas, todos em formatos padronizados e abreviados conforme Anexo II.

Para proteger estes dados variáveis será utilizada uma película protetora impressa com tinta invisível fluorescente. Esta tinta apresenta reação vermelha quando submetida aos raios ultravioleta.

CNH - Película protetora de dados variáveis

Película protetora de dados variáveis

A nova Carteira Nacional de Habilitação começa a entrar em circulação a partir do ano de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *